top of page

Implantes Dentários

implante.png

O implante dentário é um tratamento simples que promove a recuperação integral de um dente perdido. Durante o tratamento, o dentista instala no tecido ósseo um parafuso de titânio onde uma prótese será rosqueada.

O implante dentário funciona como uma raiz artificial e pode ser colocado tanto na parte superior (osso maxilar) quanto na parte inferior (osso mandibular). O titânio é um material biocompatível, ou seja, não provoca reações adversas permitindo que o implante seja de caráter permanente.

Como o implante é integrado ao osso, ficando fixo (osseointegração), o paciente consegue recuperar todas as funções do dente, promovendo assim a melhoria da mastigação, da deglutição, da fala e, obviamente, da autoestima do paciente.

Existem diversos tamanhos e espessuras de implante, sendo necessário através de uma tomografia avaliar caso a caso. Além disso, esse tipo de tratamento dentro da odontologia conta com uma alta taxa de sucesso de reabilitação, sendo um tratamento altamente eficaz.

Todos os pacientes podem fazer implante?

Todos os pacientes podem fazer desde que seja feita uma avaliação rigorosa do estado de saúde do paciente. Pacientes com doenças sistêmicas descontroladas (por exemplo: cardiopatas, diabetes, hipertensão) estão contra-indicados num primeiro momento. No entanto, se esses pacientes controlarem essas enfermidades eles se tornam aptos a receber implantes.
Pacientes fumantes também merecem uma avaliação rigorosa pois o cigarro pode interferir na cicatrização dos implantes.

Importante lembrar que pacientes que são reabilitados com implantes precisam fazer manutenção periódica com dentista. A mesma doença que dá nos dentes deixando-os mole (doença periodontal) pode dar nos implantes (doença perimplantar) de forma até mais rápida.

Como é o Pós-operatório?

O pós-operatório da cirurgia de implante é simples, desde que seguidas as orientações corretamente.

Após a cirurgia, o paciente deve permanecer em repouso por, pelo menos, um dia.

O descaso contribui para que a circulação fique mais lenta, minimizando riscos de dores e outras complicações.

Além disso, o paciente deve dormir com a cabeça mais alta do que o corpo e evitar cuspir ou fazer bochecho para prevenir sangramentos.

Realizar esforço físico, exposição ao sol e falar muito, também são práticas que devem ser evitadas.

Não é permitido ingerir alimentos duros e quentes, pois isso pode prejudicar a cicatrização. A dieta recomendada deve incluir sorvete, gelatinas e sopas frias.

No caso de dores e infecções, o dentista pode receitar, analgésicos e antibióticos.

Vantagens do implante dentário:

A principal vantagem do implante, é o fato de não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos, como no caso das pontes fixas convencionais.

Por serem capazes de substituir cada dente separadamente, os implantes dentários não causam prejuízos para os dentes saudáveis.

Desse modo, não é preciso extrair outros dentes, além dos que já foram perdidos, para que a prótese dentária seja colocada.

Por ser uma estrutura fixa, que é inserida no osso da mandíbula ou do maxilar dos pacientes, o implante dentário não permite que a prótese saia do lugar, como acontece com as dentaduras, proporcionando uma mastigação segura.

©2020 by Karina Namorato

bottom of page